AmazonFACE

Câmaras de Topo Aberto (OTCs)

Câmaras de topo aberto (OTCs)

Em 2019 foram instaladas seis câmaras de topo aberto (Open-Top Chambers, OTCs) em uma área próxima (~100m distância) à dos anéis FACE do AmazonFACE. Essas OTCs são voltadas à estudos específicos envolvendo a fertilização por CO2 e fertilização por nutrientes do solo no sub-bosque da floresta. A concentração atmosférica de CO2 dentro das OTCs é mantida em um nível 50% superior à encontrada usualmente no sub-bosque da floresta, como pretendido também para o experimento AmazonFACE. Cada OTC tem 2.5m de diâmetro e 3m de altura, comportando então plântulas e arvoretas de no máximo 3m de altura. Essas plântulas e arvoretas, de diferentes espécies, já ocorriam naturalmente no sub-bosque florestal, sendo que as OTCs foram implementadas ao redor delas, sem destruí-las.

Ainda, cada OTC tem ao redor de si uma trincheira circular de 0.5m de profundidade e 0.45cm de largura, revestida com plástico, para evitar o crescimento de raízes para fora da OTC e fluxos de água de nutrientes entre o solo dentro e fora das OTCs.

Estão instaladas oito OTCs, sendo quatro delas com CO2 elevado e quatro delas aspergidas apenas com ar ambiente, sem elevação de CO2. Ainda, são acompanhadas quatro áreas de tamanho similar à OTCs, que se configuram como “controle dos controles”, isto é, servem à verificação do efeito da estrutura das OTCs sobre o funcionamento dessas plantas e arvoretas de sub-bosque.

Resultados oriundos das OTCs podem ser vistos na seção Publicações.