AmazonFACE

Tecnologia Face

Esta tecnologia foi utilizada no Oak Ridge National Laboratory FACE e no Duke FACE, ambos em florestas temperadas nos EUA. Atualmente os experimentos EucFACE em Sydney na Austrália e e BiFor-FACE em Birmingham, Reino Unido também utilizam a tecnologia FACE. É a primeira vez que um experimento FACE é implementado em uma floresta tropical, com alta biodiversidade.

Cada um dos anéis FACE é composto por 16 torres dispostas de forma circular, ligadas a um tanque de armazenamento de CO2 líquido, abrangindo uma área de floresta de 30m de diâmetro e 35m de altura. A concentração de CO2 atmosférico pretendido dentro desta área da floresta é mantida em 50% acima das concentrações atuais de CO2 (~400 + 200 partes por milhão de volume). Sensores computacionais controlam a liberação de ar enriquecido em CO2 de acordo com a velocidade e direção do vento. Cada um desses anéis FACE precisa ser rigorosamente monitorado e supervisionado de modo a capturar a resposta do ecossistema florestal ao estímulo de CO2.

 

O experimento AmazonFACE é composto por 6 anéis FACE, sendo 3 deles tratamento, com atmosfera enriquecida em CO2, e outros 3 anéis são controle, com a aspersão de ar ambiente, isto é, sem aumento da concentração atmosférica de CO2.

Linha do Tempo

2015
Medições de linha de base
Fase 1: Medições de linha de base

Medições de linha de base: coleta de dados preliminares ao experimento, de modo a verificar as condições de funcionamento da floresta antes do enriquecimento por CO2. Esses dados de linha de base são fundamentais para comprovar os efeitos do aumento de CO2 sobre a floresta. Essa fase se iniciou em 2015 e se encerrou em 2022.

2022
Testes
Fase 2: Testes

Testes: construção de 2 anéis FACE e testes para comprovar o funcionamento da tecnologia FACE no ambiental florestal Amazônico. Esta fase se iniciou em 2022 e termina em 2023, quando a construção e testes dos dois primeiros anéis FACE será concluída.

2024
Experimento completo
Fase 3: Experimento completo

Experimento completo: construção de mais 4 anéis FACE, totalizando 6 anéis sendo três tratamentos (com enriquecimento por CO2) e três controles (com aspersão de ar ambiente apenas), e operação do experimento por aproximadamente 10 anos. Essa fase iniciará em 2024.

Duração

O experimento deve operar por aproximadamente 10 anos, pois embora seja possível verificar mudanças em alguns processos ecológicos como por exemplo na taxa de fotossíntese, já nos primeiros dias de enriquecimento por CO2, outros processos importantes, como crescimento dos troncos, é lento e demandam tempo para se verificar uma possível reação ao aumento do CO2.

Guindastes

Cada um dos seis anéis FACE terá instalado ao seu lado um guindaste com 45m de altura. Além de ajudar na construção das torres do sistema FACE, esses guindastes terão a função importantíssima de prover acesso à copa das árvores para realização de medições e estudos pelos pesquisadores, tanto nos anéis FACE como nas áreas vizinhas a eles. Estes serão os únicos guindastes em operação para fins de estudo do dossel florestal em toda a Amazônia.